Header Ads Widget

Breaking news

6/recent/ticker-posts

MPC DO TCU PEDE QUE MORO SEJA INVESTIGADO POR ATUAÇÃO CRIMINOSA NA LAVA JATO.

Subprocurador-geral, Lucas Furtado entrou com representação contra o ex-juiz suspeito, o MP junto ao TCU pede que Moro seja investigado por atuação na Lava Jato, pelas práticas criminosas de "revolving door" e "lawfare".

 


Do UOL

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Furtado, entrou com uma representação contra o ex-juiz por sua atuação na Lava Jato. Ele defende que sejam investigados eventuais prejuízos econômicos causados ao país decorrentes de julgamentos sentenciados por Moro que foram anulados posteriormente, O subprocurador-geral também aponta, na representação, possíveis práticas ilegais de Moro no decorrer da operação Lava Jato e após deixar o cargo de juiz: "revolving door" e "lawfare".

A prática de "revolving door" (porta giratória, em tradução livre) consiste em situações em que servidores públicos assumem cargos de consultoria em áreas nas quais já atuaram anteriormente. No caso de Moro, isso teria acontecido, segundo o subprocurador-geral, ao se tornar empregado da consultoria Alvarez & Marsal, administradora judicial da Odebrecht, uma das empresas mais afetadas pelas investigações da Lava Jato.

Já o "lawfare" (guerra jurídica, em tradução livre) se refere ao uso das leis como forma de prejudicar alguém, especialmente desrespeitando os direitos e garantias do réu. Furtado, nesse caso, menciona as conversas reveladas e atribuídas a Moro, nas quais instrui procuradores da Lava Jato.

Na visão desse escriba, esses crimes estão mais do que provados, e o mínimo que se pede é uma investigação rígida para ver a que ponto chegou os absurdos cometidos por Sérgio Moro e sua trupe de Curitiba, e se provados que pague por todos os crimes e danos cometidos ao Brasil, pessoas julgadas e prejuízos causados a econômia.

Texto complementado por Pedro Oliveira com base na reportagem Do UOL

Informações: Do UOL


Postar um comentário

0 Comentários

Disqus Shortname

Comments system