Header Ads Widget

Breaking news

6/recent/ticker-posts

EUA E EUROPA TERÃO DE PAGAR GÁS,PETRÓLEO E URÂNIO RUSSO EM RUBLO.

O presidente Vladimir Putin anunciou que a Rússia vai começar a exigir que países hostis paguem em rublos para importar petróleo, urânio e gás. 

Vladimir Putin durante o aniversário de 8 anos da libertação da Crimeia. Foto: Redes sociais


O rublo sofreu uma forte desvalorização desde o início da operação militar especial na Ucrânia.A cotação atual do rublo é  menor que um centavo de dólar, a medida é uma tentativa de trazer a cotação da moeda para o patamar anterior a operação militar especial na Ucrânia.

Em uma reunião ministerial nesta quarta (23), Vladimir Putin, disse ter pedido ao Banco Central do país que desenvolva um mecanismo para que os pagamentos sejam realizados e que não faz sentido vender mercadorias para EUA e União Europeia em dólar. Putin ressaltou que a Rússia seguirá fornecendo gás em quantidade e pelos preços fixados nos contratos firmados anteriormente.

Putin ainda afirmou que nas últimas semanas vários países ocidentais tomaram decisões ilegítimas de congelamento de ativos da Rússia, o que acabou com a confiança nas moedas desses países.

Vale ressaltar que os EUA dependem do urânio russo para manter suas usinas termeletricas e nucleares em funcionamento para a geração de energia, já a União Europeia em especial a Alemanha, necessita e muito do gás russo.

A jogada de Putin, portanto, é uma boa sacada para a valorização do rublo e a desvalorização do dólar em território russo.

Texto do Sputink 

Edição: Ana Fernandes


Postar um comentário

0 Comentários

Disqus Shortname

Comments system