Header Ads Widget

Breaking news

6/recent/ticker-posts

DEPOIS DE JOGAR O PAÍS NUMA GUERRA, ZELENSKY ADMITE QUE UCRÂNIA NÃO PODE ENTRAR PARA OTAN.

Há pelo menos 8 anos a Ucrânia provaca a Rússia ao tentar na OTAN, embora, sempre alertados pelo Kremlin de que a decisão poderia provocar uma guerra sem precedentes, Volodimir Zelensky insistiu na tentativa descabida de levar as tropas da OTAN as portas de Moscou, algo inimaginável para alguém com pelo menos um pingo de sensatez.



O tratado de Minsk foi quebrado pela Ucrânia.

Apesar dos apelos de Putin para a tentativa de uma negociação ao longo desses 8 anos, os governos ucranianos decidiram enfrentar o poderio russo e desafiar o Kremlin, e rasgaram o tratado de Minsk que dava certa autonomia as regiões de Donetsk e Lugansk, o resultado não poderia ser outro, senão o que vemos agora. Durante todos esses anos a Rússia tentou negociar com a UE, Reino Unido, Estados Unidos e Ucrânia um cessar fogo nessa região, seus apelos jamais foram ouvidos ou encarados com a seriedade que a questão pedia.

Grandes potências ocidentais estimularam a guerra.

Nesses 20 dias de guerra, fica a sensação de que tudo poderia ter sido evitado se os principais responsáveis pelo desastre, OTAN. Reino Unido e os Estados Unidos não estivessem asfixiando e acurralando Putin e a Rússia, sem essas manobras ocidentais provavelmente nada disso estaria acontecendo.

Afinal quem em sã consciência imaginaria que se Ucrânia ingressasse na OTAN, esta não ficaria na fronteira da Rússia? Isso é inaceitável para a Rússia e para Putin, embora isso não justifique a invasão a um país soberano.

Zelensky acordou para realidade?

Em entrevista ao canal ABC, no dia 09/03 o presidente afirmou que a Ucrânia não deve ser vista como o “país que ficou de joelhos” para entrar na Otan. “A aliança tem medo de tudo o que seja controverso e de um confronto com a Rússia”, até aí Zelensky continuava com a polítíca do morde e assopra com Moscou, mas, a julgar pelas declarações de hoje parece que o ex-comediante caiu na real.

Parece que após a burrice feita e o desastre instalado, Volodimir Zelensky acordou para realidade, e admitiu em fala por videoconferência à Joint Expeditionary Force de Londres, que, apesar do discurso de potências ocidentais de que as portas da Aliança estão abertas (OTAN), é preciso reconhecer que elas não estão.

A Ucrânia percebe que não está na Otan. Ouvimos falar há anos sobre portas abertas, mas também ouvimos que não podemos entrar e temos que reconhecer isso.”

Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que o mandatário ucraniano se mostra realista em relação ao fato de que a OTAN lhe deu as costas, recentemente ele até admitiu a possibilidade de parar o flerte com a insanidade ao dizer que "não irá mais insistir para que a Ucrânia faça parte da Otan e por fim que a aliança não está preparada para receber a Ucrânia".

O conflito não era inevitável e Zelensky sabia disso.

Zelensky teve tempo de sobra para desistir dessa ideia maluca, reconhecer que não poderia enfrentar a Rússia sozinho e evitar o conflito, que certamente a Ucrânia não venceria, poderia ter evitado a destruição da economia global e principalmente os horrores, traumas e mortes.

A verdade é que Zelensky se iludiu com a possibilidade dos EUA, Reino Unido e UE, abrirem suas portas e juntos enfrentarem as forças armadas russas, agora sozinho e desiludido, ele parece descobrir que foi apenas uma marionete nas mãos das potencias ocidentais, parece um pouco tarde para o arrependimento, mas, ainda há tempo para se render, reconhecer que cometeu um erro e iniciar uma negociação pela paz com Moscou, talvez fosse a hora do mundo se sentar na mesa de negociação com Putin e dizer que embora ele esteja errado pela guerra, o mundo errou ao iludir o líder ucraniano de que seu país poderia enfrentar a Rússia sozinho.

Texto: Pedro Oliveira

Edição: Ana Fernandes

Informações: O antagonista e poder 360


Postar um comentário

0 Comentários

Disqus Shortname

Comments system